Notícias
Teatro Santa Catarina reformado pela Suplan entra para o rol das casas de espetáculos mais modernas da Paraíba
O Governo do Estado concluiu a reforma do Teatro Santa Catarina, através da Superintendência do Obras do Plano de Desenvolvimento da Paraíba (Suplan). A casa de espetáculos de Cabedelo tem uma estrutura de pequeno porte, mas passa a ser uma das mais modernas e equipadas do estado, com caixa cênica automatizada e plateia com 167 assentos, sendo 2 lugares para obesos e 3 espaços amplos para cadeirantes, e 30 assentos no camarote. Na nova estrutura foram investidos R$ 4,9 milhões, sendo 80% destes recursos aplicados este ano, com a realização da maior parte dos serviços. Esta é a primeira grande intervenção no Santa Catarina, desde a sua fundação, em 1987.
A superintendente da Suplan, Simone Guimarães, atribui a qualidade do resultado à sua equipe e reforça que “cuidar do que é público é cuidar da nossa decência. As instalações agora ganharam uma verdadeira estrutura de teatro”, destacou a engenheira.
Uma das paredes do teatro homenageia a Santa Catarina e outros personagens que representam tanto a sexta arte quanto a cidade de Cabedelo. A obra tem dimensão de 2,70mt por 17,00mt, foi inspirada no folclore, e tem a assinatura do artista plástico Clóvis Júnior. "Primeiro vem a homenagem a ela, à Santa Catarina. Depois venho desenvolvendo as caravelas, representado os primeiros descobridores da cidade. Juntei um pouco de cada coisa: o folclore, cavalo marinho, o palhaço, o malabarista e a sereia simbolizando o mar", explicou o artista.
A área de reforma do Teatro Santa Catarina compreende 483m² e com a ampliação o prédio ganhou mais 50,63m². com circulação vertical, escada, banheiros acessíveis, camarins e refeitório. Os ambientes contemplados com a reforma são: hall de entrada, bilheteria, circulação horizontal e vertical com inserção de plataforma elevatória para atender a acessibilidade, banheiros, palco, cabine de som e iluminação, sala de apoio, diretoria, camarote e área técnica.
Ampliação - Na parte anexa ao teatro, foram construídos um refeitório e uma cozinha/cantina.
Os principais serviços em execução foram: demolições, revestimento de fachada, cerâmico e acústico, mudança de pisos e pintura interna e externa, substituição na estrutura de coberta, instalações hidrossanitárias, drenagem de águas pluviais, instalações elétricas, louças e metais e inserção da instalação de combate a incêndio, subestação, gerador, sonorização, tratamento acústico, portas acústicas, tratamento de jardim e empraçamento.
Inauguração - O governador João Azevêdo entrega neste sábado (19), às 19h, a reforma do teatro. A programação está sendo organizada pela Funesc, que é responsável pela gerência do teatro. Haverá encenação do espetáculo ‘Alegria de náufragos’, do grupo Ser Tão Teatro, no sábado e domingo (20). A entrada é gratuita. Avenida Pastor José Alves de Oliveira, Camalaú, Cabedelo. Sábado, 19 de outubro, às 18h30 / Domingo, 20 de outubro, às 19h
Teatros da PB - O Teatro Santa Catarina entra para o rol das casas de espetáculos mais modernas e qualificadas do estado, acompanhado do Teatro Santa Roza, Teatro Pedra do Reino, Teatro Paulo Pontes em João Pessoa, e Teatro Íracles Pires, de Cajazeiras. Todos passaram por reformas ou construções, tocadas pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), que segue o trabalho, há 53 anos ajudando a construir a Paraíba.