Notícias
Suplan recebe representantes da PMJP e apresenta conceitos e aplicações da tecnologia BIM implementada no Governo da Paraíba
A Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) recebeu, nesta quarta-feira (10), representantes do corpo de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Os gestores foram recebidos pela diretora-superintendente da Suplan, Simone Guimarães, e Rodrigues Lopes, que é gerente da tecnologia BIM (Building Information Modeling) implementada na Paraíba através da Suplan. Na ocasião, a Suplan fez uma breve apresentação da nova Modelagem da Informação da Construção, esclarecendo conceitos e aplicações da tecnologia BIM.
A tecnologia é o novo conceito quando se trata de projetos para construções que trabalha com maquetes virtuais. O método BIM integra todas as fases da construção civil – que vai desde a planta arquitetônica, orçamento, fiscalização, até a entrega final da obra, otimizando o trabalho de todo o sistema produtivo. Na oportunidade, a superintendente da Suplan falou dos resultados e destacou a importância de compartilhar com outros órgãos e autoridades sobre a tecnologia que já é o presente e o futuro da construção civil.
“Já compartilhamos as implementações BIM do Governo da Paraíba com o Tribunal de Contas do Estado (TCE); com o Exército Brasileiro, através do TCE; com a Controladoria Geral do Estado (CGE) e até como Ministério da Economia – Governo Federal. A Paraíba foi destaque nacional por ser um dos Estados Pioneiros do Nordeste a investir na tecnologia. Um dos exemplos em destaque, é a obra do Aeroporto de Patos, que está sendo construído na Paraíba. O projeto chegou à Paraíba em BIM, precisou ser analisado no Estado para que os recursos federais fossem garantidos. E não fomos pegos de surpresa. A tecnologia BIM já era realidade na Paraíba, implementada desde 2019 no Governo através da Suplan”, destacou a engenheira Simone Guimarães.
Para Rodrigues Lopes, que já estuda a Plataforma BIM há mais de 10 anos, a tecnologia é fundamental para a cadeia de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). “A tecnologia BIM há 3, 4 anos atrás era pouco Discutida. Hoje, a Paraíba é pioneira frente à outros Estados Brasileiros. A gente se coloca à disposição para contribuir com os resultados do trabalho implementado na Suplan, para que João Pessoa e outros municípios também avancem no que tem de mais moderno e avançado na tecnologia da construção civil”, disse.
O engenheiro ainda destacou os resultados das obras pilotos que estão em andamento na Paraíba, como, por exemplo, a obra de construção do Centro Integrado de Comando e Controle de Campina Grande e João Pessoa. “Já é perceptível alguns ganhos de melhorias em obras, como: Assertividade construtiva e redução de conflitos entre projetos. Com os resultados finalizados, iremos traçar indicadores de onde devemos permanecer ou onde devemos melhorar no processo. É uma boa prática no país inteiro começar a aplicação do BIM dessa forma, com projetos pilotos similares, um utilizando a tecnologia BIM e o outro não, a exemplo do CICC de Patos e Campina Grande, porque conseguimos obter indicativos mais certeiros”, explicou.
O secretário de infraestrutura da PMJP, Rubens Lopes, considerou a apresentação importantíssima para o desenvolvimento do município em parceria com o Governo do Estado. “Essa parceria foi firmada pelo prefeito Cícero Lucena com o governador João Azevêdo. Hoje foi apenas o primeiro passo e vamos instalar a tecnologia BIM também em todas as secretarias de obras do município. Essa parceria vai cada dia mais se estreitar, no sentido de Prefeitura e Estado trabalhem para utilizar das mesmas plataformas, com o objetivo de gerar mais produtividade e redução de custos”, disse
Estiveram presentes Rubens Falcão, secretário da SEINFRA, Ricardo Leal, secretário executivo de Infraestrutura, Antônio Eliseu, coordenador do Programa João Pessoa Sustentável, José William, secretário de planejamento da PMJP, e os auditores Rodrigo Monte e Felipe Moura.