Notícias
Suplan inicia transmissões ao vivo das licitações por meio da internet
A Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Suplan) passa a transmitir as licitações ao vivo, a partir dessa quarta-feira (06), fazendo cumprir a Lei estadual 11.322, publicada no Diário Oficial em 7 de maio de 2019. A iniciativa amplia a transparência do trabalho da Suplan e representa uma aproximação ainda maior com o cidadão paraibano, que pode acompanhar em tempo real esse processo de contratação das empresas que tocarão as obras do Governo da Paraíba.
A engenheira Simone Guimarães acompanhou de Brasília as transmissões ao vivo, onde está cumprindo agenda do governo. "A Suplan tem um papel importante no desenvolvimento do trabalho que vem transformando a Paraíba. Essa aproximação com a sociedade, disponibilizando as licitações ao vivo, busca dar uma transparência ainda mais ampla ao nosso trabalho”, destacou a superintendente.
A Suplan contou com o trabalho da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), presidida por Krol Jânio, que junto à nossa gerência setorial de computação, Ciro Cavancanti e equipe, entrou noite adentro na preparação do auditório da Suplan, trabalhando nas instalações dos equipamentos, câmeras e microfones. “Daremos todo o suporte técnico acompanhando as licitações do nosso setor. Qualquer problema que venha a surgir, estaremos prontos para agir rapidamente”, informou Ciro.
A equipe da Comissão Permanente de Licitação (CPL) é presidida pelo advogado Alexandre Dinoá, que ao lado da sua equipe, é o responsável pela gestão dos processos licitatórios. “A transmissão traz ainda mais transparência e publicidade ao trabalho que já vem sendo realizado por nossa equipe. Além disso, permitirá que as licitantes de outras cidades e estados possam acompanhar a sessão em tempo real”, destacou Alexandre.
Direcionamentos - as licitações são transmitidas ao vivo pelo YouTube. No site, através do botão de licitações, criado abaixo do botão de editais, o direcionamento para o canal se dá através deste, lembrando que os editais abertos podem ser acessados e baixados também na plataforma virtual. Na porta do auditório está fixado um pequeno informativo, organizado por modalidade do processo, data e horário da licitação.
Lei 11.322 - A nova Ordem obriga a transmissão por meio da internet dos processos licitatórios realizados pelos órgãos e entidades prestadores de serviço público do Estado da Paraíba. Conforme exigência determinada, as transmissões serão gravadas em áudio e vídeo, ficando arquivadas pelo período de cinco anos no YouTube.