Notícias
Suplan apresenta Tecnologia BIM para o TCE e explica de que forma a plataforma está sendo implantada no estado
A Plataforma BIM – Building Information Modeling (BIM), tecnologia que representa o método que integra todas as fases da construção civil, já é realidade no Governo do Estado da Paraíba. Nesta quinta-feira (3), a Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento de Obras do Estado (Suplan) apresentou detalhes da tecnologia para conselheiros e auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A engenheira superintendente da Suplan, Simone Guimarães, acompanhou o engenheiro Rodrigues Lopes na apresentação, que aconteceu no mini auditório do TCE.
A gerência BIM foi criada no Governo do Estado pelo governador João Azevedo e Simone Guimarães, superintendente da Suplan. Para ela, "a plataforma melhora a comunicação que aglomera todos os setores da Suplan, de arquitetura, projetos, orçamento, evitando, por exemplo, custo com aditivos", estimou a engenheira.
Projetos já estão sendo analisados usando ferramentas da tecnologia, que otimiza o trabalho de todo o sistema produtivo da construção civil. Na fiscalização da obra, os engenheiros poderão vistoriar os serviços utilizando os recursos da realidade virtual. "a tecnologia BIM usa sistemas de representação digital, que contém informações da obra e funções da estrutura. São multidisciplinas colaborativas", explicou Rodrigues Lopes, gerente BIM.
A Suplan já trabalha projetos pilotos em BIM, como, por exemplo, as obras do Centro Integrado de Comando E Controle (CICC) de João Pessoa, o Aeroporto de Patos – projeto recebido do Governo Federal e analisado em BIM, e o futuro Centro de Convenções de Campina Grande. As projeções das obras foram apresentadas por Rodrigues Lopes e na apresentação, ele exemplificou como a plataforma otimiza o trabalho da construção civil.
Participaram da apresentação os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Fernando Catão e André Carlo, e os auditores Evandro Claudino, André Agra e Emival Ribeiro.