Notícias
SUPLAN AGUARDA VISITA DO MINISTRO DOS PORTOS PARA SOLENIDADE DE ASSINATURA DO DOCUMENTO REFERENTE ÀS OBRAS DE SINALIZAÇÃO DO PORTO DE CABEDELO
A Superintendência de Obras do Plano de desenvolvimento do Estado (Suplan) firmará convênio de revitalização do Porto de Cabedelo, junto ao ministro dos portos, Edinho Araújo. O Porto do estado ganhará novos equipamentos de sinalização náutica do canal de acesso. A solenidade de assinatura do documento poderá acontecer nas próximas semanas, ficando a critério da disponibilidade da agenda do ministro. A formalidade contará com a presença da diretoria da Suplan, Simone Guimarães, governador do estado, Ricardo Coutinho, e do diretor presidente da Companhia Docas da Paraíba, Lucélio Cartaxo.
A obra contará com recursos do Governo Federal no valor aproximado de R$ 3 milhões, exatos R$ 2,983,013,97, investimento que promete otimizar a sinalização local, tão precisamente a sinalização noturna. Após a conclusão da obra, o porto estará pronto para receber embarcação em todos os turnos, passando a operar em tempo integral, durante 24 horas. Esse é mais um marco de desenvolvimento do estado da Paraíba, onde a população local será beneficiada com a geração de novos empregos.
Para o diretor presidente da Companhia Docas, o porto é um instrumento fundamental para o desenvolvimento do estado. Ele ressalta a importância do investimento que vai melhorar ainda mais o Porto de Cabedelo. “O Porto de Cabedelo vai passar a funcionar durante 24 horas. Esse é um grande passo de desenvolvimento do nosso estado, pois, o investimento possibilitará o recebimento de embarcações também no horário noturno”, disse Lucélio.
Segundo o governador Ricardo Coutinho, esse é um passo para que Cabedelo entre no circuito dos portos. “Os transatlânticos, por exemplo, são grandes embarcações que costumam sair à noite. Com a reforma e o porto funcionando em tempo integral, estaremos incluindo a Paraíba nessa rota turística”, disse o governador em entrevista ao programa Fala Governador.
Segundo informações da superintendente da Suplan, Simone Guimarães, a sinalização do porto será a primeira instalada no Brasil, com recursos da secretaria dos portos. “Após o marco regulatório, cada sinalizador terá um GPS para localização precisa dos operadores dos portos, e de acordo com a batimetria - definida como o conjunto dos princípios, métodos e convenções utilizados para determinar a medida do contorno, da dimensão e da posição relativa da superfície submersa dos mares - do canal”, explicou.
Para o diretor Técnico da Suplan, Luiz Rabelo, esse é mais um desafio para a Superintendência de Obras do Plano de desenvolvimento do Estado, que estará responsável pelo andamento da obra. “Junto à superintendência da Suplan, a obra será muito bem acompanhada do começo ao fim, por um dos nossos melhores engenheiros. A nossa missão é continuar desenvolvendo o nosso trabalho com a qualidade Suplan de construir”, ressaltou.
Localização – Administrado pela Companhia Docas da Paraíba, o Porto é situado na parte Noroeste da cidade de Cabedelo, às margens do estatuário do Rio Paraíba do Norte, vizinho ao Forte de Santa Catarina.