Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > SUPLAN > Notícias > SUPLAN AGUARDA VISITA DO MINISTRO DOS PORTOS PARA SOLENIDADE DE ASSINATURA DO DOCUMENTO REFERENTE ÀS OBRAS DE SINALIZAÇÃO DO PORTO DE CABEDELO

Notícias

SUPLAN AGUARDA VISITA DO MINISTRO DOS PORTOS PARA SOLENIDADE DE ASSINATURA DO DOCUMENTO REFERENTE ÀS OBRAS DE SINALIZAÇÃO DO PORTO DE CABEDELO

DocasA Superintendência de Obras do Plano de desenvolvimento do Estado (Suplan) firmará convênio de revitalização do Porto de Cabedelo, junto ao ministro dos portos, Edinho Araújo. O Porto do estado ganhará novos equipamentos de sinalização náutica do canal de acesso. A solenidade de assinatura do documento poderá acontecer nas próximas semanas, ficando a critério da disponibilidade da agenda do ministro. A formalidade contará com a presença da diretoria da Suplan, Simone Guimarães, governador do estado, Ricardo Coutinho, e do diretor presidente da Companhia Docas da Paraíba, Lucélio Cartaxo.

A obra contará com recursos do Governo Federal no valor aproximado de R$ 3 milhões, exatos R$ 2,983,013,97, investimento que promete otimizar a sinalização local, tão precisamente a sinalização noturna. Após a conclusão da obra, o porto estará pronto para receber embarcação em todos os turnos, passando a operar em tempo integral, durante 24 horas. Esse é mais um marco de desenvolvimento do estado da Paraíba, onde a população local será beneficiada com a geração de novos empregos.

Para o diretor presidente da Companhia Docas, o porto é um instrumento fundamental para o desenvolvimento do estado. Ele ressalta a importância do investimento que vai melhorar ainda mais o Porto de Cabedelo. “O Porto de Cabedelo vai passar a funcionar durante 24 horas. Esse é um grande passo de desenvolvimento do nosso estado, pois, o investimento possibilitará o recebimento de embarcações também no horário noturno”, disse Lucélio.

Segundo o governador Ricardo Coutinho, esse é um passo para que Cabedelo entre no circuito dos portos. “Os transatlânticos, por exemplo, são grandes embarcações que costumam sair à noite. Com a reforma e o porto funcionando em tempo integral, estaremos incluindo a Paraíba nessa rota turística”, disse o governador em entrevista ao programa Fala Governador.

Segundo informações da superintendente da Suplan, Simone Guimarães, a sinalização do porto será a primeira instalada no Brasil, com recursos da secretaria dos portos. “Após o marco regulatório, cada sinalizador terá um GPS para localização precisa dos operadores dos portos, e de acordo com a batimetria - definida como o conjunto dos princípios, métodos e convenções utilizados para determinar a medida do contorno, da dimensão e da posição relativa da superfície submersa dos mares - do canal”, explicou.

Para o diretor Técnico da Suplan, Luiz Rabelo, esse é mais um desafio para a Superintendência de Obras do Plano de desenvolvimento do Estado, que estará responsável pelo andamento da obra. “Junto à superintendência da Suplan, a obra será muito bem acompanhada do começo ao fim, por um dos nossos melhores engenheiros. A nossa missão é continuar desenvolvendo o nosso trabalho com a qualidade Suplan de construir”, ressaltou.

Localização – Administrado pela Companhia Docas da Paraíba, o Porto é situado na parte Noroeste da cidade de Cabedelo, às margens do estatuário do Rio Paraíba do Norte, vizinho ao Forte de Santa Catarina.

Voltar para o topo