Notícias
Secretários do estado recebem homenagens da Polícia Civil nesta segunda-feira (4)
Ministério Público da Paraíba em parceria com a Polícia Civil do estado realizaram na manhã desta segunda-feira (4) o simpósio “Perícia: desvendando os grandes crimes na Paraíba” – destinado à Polícia Civil e também aberto para os estudantes do curso de Direito. A abertura do evento foi marcada com a lembrança da construção do Instituto de Polícia Científica (IPC) de Campina Grande. Na ocasião, a Polícia Civil proferiu homenagens de agradecimentos aos secretários do Governo Estado que fizeram parte da história de instalação do IPC - inaugurado em 2015.
O Dr. Herbet Boson, perito oficial criminal do Instituto de Polícia Científica da Paraíba, realizou a abertura do evento e entregou uma simbólica lembrança à cada um dos presentes na mesa. Dentre os homenageados do estado estavam: o secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima; O Secretário de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo; A superintendente da Suplan, Simone Guimarães; representantes da Polícia Civil e do Ministério Público.
O ex-diretor do IPC (recém afastado do cargo por opção própria), Humberto Porto, também foi um dos homenageados. Na ocasião, o policial agradeceu ambos os trabalhos de Simone Guimarães e João Azevedo. “Sem o compromisso e o competentíssimo trabalho desses dois engenheiros, a existência do IPC de Campina Grande talvez ainda estivesse em andamento”, destacou o diretor lembrando que a obra foi concluída dentro dos prazos estabelecidos em contrato.
Em seu discurso de agradecimento, o secretário João Azevedo anunciou que a Polícia Civil do estado da Paraíba terá, muito em breve, boas novidades. “Daqui para o final desse ano, o Governo do Estado estará definindo um local para a construção do Instituto de Polícia Científica de João Pessoa. Vamos construir um equipamento tão grandioso quanto - moderno e com a estrutura necessária para melhor atender à população paraibana”, disse o secretário.
Para Simone Guimarães, diretora-superintendente da Suplan, a homenagem recebida é motivo de muita alegria. “Fico muito feliz em ter o meu trabalho reconhecido pela Polícia Civil do estado. De antemão agradeço, em nome de todos que fizeram parte da construção desse equipamento. No que depender da minha equipe e do meu trabalho, o IPC de João Pessoa será tão bom quanto o de Campina Grande”, fomentou a engenheira.
Estrutura - o IPC de Campina Grande tem 20 mil metros de área, com seis blocos: direção geral, com auditório para 80 lugares; bloco de criminalística; laboratório forense; medicinal legal; coleta seletiva de material biológico e um bloco destinado a geradores próprios de energia. Com a tecnologia que foi implantada, alguns exames antes realizados apenas em João Pessoa, passaram a ser realizados também na cidade de Campina Grande, passando a beneficiar os municípios circunvizinhos.