Notícias
Ricardo entrega novo gramado padrão Fifa do estádio O Amigão
Obra tem projeto sustentável de irrigação e economizará 40% no consumo de água
O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesta quarta-feira (19), em Campina Grande, o novo gramado esportivo do Estádio Ernani Sátyro (O Amigão). Um amistoso entre Campinense e Treze - clássico do futebol paraibano - marcou a inauguração do gramado, com sistema de drenagem e irrigação.
Com recursos do Tesouro Estadual, o novo gramado de O Amigão recebeu investimentos superiores a R$ 1,3 milhão, ganhando, entre outras melhorias, terraplenagem, valas para tubulação de irrigação, controladores automáticos e revestimento vegetal (grama tipo Bermuda Tifway), com certificação norte-americana.
Na ocasião, Ricardo destacou a qualidade do gramado entregue aos campinenses. "Essa obra é fundamental. Dotar o Amigão do melhor gramado possível - já que não tem gramado no mundo melhor do que esse - tem um significado muito melhor para mim. Estou muito feliz de estar, nestes últimos dias de gestão, mas neste ritmo: entregando as coisas que o povo e, particularmente Campina Grande, tanto necessita", afirmou.
"Essa inauguração era muito esperada por mim. Eu gostaria de ter feito essa obra em janeiro mas, em função do pedido dos clubes e da própria federação, nós retardamos o início para que pudéssemos terminar o Campeonato Paraibano e as competições que os times de Campina Grande estavam disputando, seja o Nordestão ou a Série D", prosseguiu Ricardo Coutinho, anunciando a inauguração do Mutirão do Serrotão, a maior obra de urbanização dos últimos 50 anos em Campina Grande para o próximo dia 31.
Homenageados - Além do clássico entre Campinense e Treze, a inauguração do novo gramado esportivo de O Amigão foi marcada por homenagens ao jogador Marcelinho Paraíba, autor do último gol no gramado antigo do estádio, e ao pai dele, o ex-jogador Pedrinho Cangula, autor do primeiro gol no antigo gramado, em 1975. Ambos receberam o troféu Rádio Tabajara/Waldir Acessórios das mãos do governador Ricardo Coutinho.
Marcelinho Paraíba agradeceu a homenagem e os investimentos no novo gramado de O Amigão. "Eu recebo essa homenagem com muita alegria, com muita honra. Estou feliz ainda em ver o gramado do Amigão lindo desse jeito, digno do bom futebol", comentou.
O pai de Marcelinho, autor do primeiro gol no antigo gramado do Amigão, em 15 de março de 1975, uma semana após a inauguração do estádio, também agradeceu a homenagem. "É um orgulho receber esse reconhecimento nessa festa tão bonita para o nosso futebol", disse, ressaltando a felicidade com o novo gramado.
O aposentado Marcos Batista frequenta há muito tempo O Amigão, e se disse emocionado com o novo gramado do estádio. "Com esse gramado, o espetáculo que é o futebol será ainda melhor, com grandes partidas. Só temos a agradecer ao governador Ricardo Coutinho", disse. Emoção compartilhada pelo estudante Douglas Alves: "O gramado desse jeito é um grande incentivo para a gente frequentar o estádio ainda mais".
Participaram ainda da solenidade de inauguração do novo Estádio O Amigão a vice-governadora Lígia Feliciano; a superintendente da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães; a secretária de Estado das Finanças, Amanda Rodrigues; a secretária executiva de Juventude, Esporte e Lazer, Priscilla Gomes; e o secretário executivo do Planejamento, Fábio Maia; e o deputado federal Damião Feliciano, entre outras autoridades.
Investimentos - Os investimentos do Governo do Estado no novo gramado de O Amigão são da ordem de R$ 1.372.330,46.
A obra atende aos mais altos padrões de qualidade, e ganhou as seguintes melhorias: terraplenagem, valas para tubulação de irrigação, tubulação em PEAD e conexões, controladores automáticos, acessórios de automação, instalação elétrica, válvulas para irrigação, aspersores, bombeamento, filtragem, sistema de drenagem, revestimento vegetal (grama tipo Bermuda Tifway em rolos de (0,70x40)m produção certificada por Instituto de Pesquisa Norte Americano, que atende aos mais altos padrões de qualidade), preparo da base Top Soil e instalação de prevenção e combate a incêndio.
O Amigão economizará 40% mensal de água - o novo gramado do Estádio Amigão, em Campina Grande (PB), realizado pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), proporcionará uma economia mensal para o estádio de cerca de 40% de água. Além da nova grama e dos novos sistemas de drenagem e irrigação do campo, foi concluída uma adequação do sistema de drenagem de todo o estádio, corrigindo falhas de infiltração em vestiários, banheiros e túneis, e aproveitando essa água para uso na irrigação do campo.
Segundo a engenheira Simone Guimarães, os antigos problemas de infiltrações foram resolvidos. “O projeto foi desenvolvido para captação automatizada da água, por meio de quatro bombas de sucção. Quando a água atinge determinado nível, as bombas são automaticamente acionadas e direcionam a água para um reservatório de 30 mil litros, localizado atrás do gol e antes abastecido pela Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa). Também foi instalado outro sistema de bombeamento para direcionar parte dessa água aos reservatórios do sistema de irrigação do gramado. No total, a água reaproveitada chega a 850 mil litros por mês”, explicou a diretora-superintendente da Suplan.
De acordo com a empresa Campanelli, o gramado do Amigão é mais um trabalho que passa a beneficiar o povo e o governo, de forma mais econômica e sustentável. “Hoje, nossas equipes estão atuando basicamente nos cuidados com a grama e na sua adaptação ao local, fazendo adubação, irrigação e cortes. Porém, já é possível perceber os benefícios do nosso trabalho, que ultrapassam o gramado em si e repercutem em todo o estádio, como a obra de adequação do sistema de drenagem e aproveitamento de água”, ressaltou Miguel Campanelli, diretor da empresa que executou a obra.
Outras informações - Além de resolver os problemas de infiltração dos túneis e vestiários, a água foi direcionada para o consumo do estádio e irrigação do gramado. Com isso, já é possível perceber uma economia de água em torno de 40%, o que é uma grande conquista para o meio ambiente, já que estamos preservando um bem natural e escasso.
Das intervenções no estádio, estão a retirada da grama antiga, a construção de todo o sistema de drenagem e irrigação automatizada, top soil de 25 centímetros (camada de material arenoso de alta qualidade, que vai entre as tubulações da drenagem e a grama), adubação mineral, até chegar no plantio da grama Bermudas Celebration em sistema de big roll (rolos).
No total, foram utilizados mais de 14 mil metros quadrados de grama, incluindo as áreas fora da linha de jogo. De areia, foram mais de 250 caminhões. O tipo de grama usada no estádio é o mesmo aplicado em grandes arenas de futebol do País e garantem o “Padrão Fifa”.
A licitação para definir a empresa que faria a implantação do gramado ocorreu em 2017. O início das obras foi adiado até o final do Brasileirão, para que os times pudessem utilizar o estádio até lá. O Governo do Estado iniciou as obras em agosto deste ano e entrega agora, em dezembro de 2018.
Fonte: Assessoria Campanelli, Assessoria Suplan, Secom PB e Governo do Estado
Fotos: Secom PB e Top Mídia