Notícias
Produção BIM está sendo ampliada na Suplan - Autarquia de obras investe em software vitalício para capacitar servidores
A Plataforma BIM (Building Information Modeling) – tecnologia avançada da construção civil, já é realidade no Governo da Paraíba desde agosto de 2019, a partir da criação da gerência BIM na Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan). A produção BIM está sendo ampliada na Suplan, através da aquisição de software que consegue entregar projetos prontos utilizando as ferramentas avançadas da plataforma. As ações futuras serão voltadas para a capacitação dos servidores da Suplan, que ficarão a cargo o gerente BIM, Rodrigues Lopes, sob coordenação da diretora-superintendente da Suplan, Simone Guimarães.
“O Governo segue investindo em pesquisa e tecnologias que têm trazido grandes resultados para a construção civil, a exemplo da plataforma BIM. A aquisição do respectivo software representa a otimização do trabalho da Suplan, e uma importante economia no custo, por exemplo, de licitações de projetos. A plataforma BIM é um instrumento muito importante para a Paraíba e fico muito feliz em fazer parte de história de implementação, avanço e desenvolvimento, proporcionada por essa tecnologia que agora faz parte do Governo do Estado. Ainda sobre o software, vale salientar que se trata de uma aquisição vitalícia, que estarão disponíveis para as gerações futuras e atuais da nossa Suplan”, destacou a engenheira Simone Guimarães, diretora-superintendente da Suplan.
De acordo com o gerente Rodrigues Lopes, responsável pela implementação BIM no Estado, este software é o que há de melhor no Brasil. “Com relações à projetos de engenharia, este software é o que há de melhor no país. É de uma marca altamente consolidada que fornece esse mesmo produto para as forças armadas, exército, aeronáutica Marinha e vários outros governos e instituições do país inteiro que usam essa ferramenta”, disse.
Ainda segundo o engenheiro, “o software vai possibilitar melhores produções de projetos dentro da própria casa, diminuindo de forma significativa o número de licitações de projetos em torno de 15 a 20%, e também uma maior assertividade desses projetos, com a redução de custos”, explicou.
Plataforma BIM– A tecnologia é o novo conceito quando se trata de projetos para construções que trabalha com maquetes virtuais. O método BIM integra todas as fases da construção civil – que vai desde a planta arquitetônica, orçamento, fiscalização, até a entrega final da obra, otimizando o trabalho de todo o sistema produtivo.