Notícias
Obras do novo Procon avançam e Suplan trabalha para concluir em janeiro de 2020
Na manhã desta segunda-feira (06) o engenheiro Luiz Rabelo, diretor técnico da Superintendência do Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan PB) e a superintendente de Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba, Késsia Liliana, receberam a imprensa local para falar das obras de construção da nova sede do Procon PB, que funcionará no mesmo espaço do Casarão de João Pessoa, na Praça da Independência. R$ 3,3 milhões estão sendo investidos na obra, que também inclui a recuperação do casarão – futuro Museu da Cidade.
Segundo o engenheiros Luiz Rabelo, as obras avançam dentro do cronograma. “Estamos trabalhando nos serviços de movimento de terra e fundação. Executaremos serviços de alvenaria, estrutura, revestimento, coberta, esquadrias, piso, instalação hidráulica, louças e metais, instalação elétrica, rede lógica, instalação de combate a incêndio e pintura. A previsão de conclusão é para janeiro de 2020”, informou o diretor técnico da Suplan.
O novo Procon que está sendo construído terá dois pavimentos. No térreo, estará o auditório com capacidade para 97 pessoas, arquivo, gerência de arquivo, sala de auditoria, instância recursal, fiscalização, cartório de dívida ativa, gerência, triagem, sala de mediação, copa, elevador e estacionamento.
No pavimento superior estará organizada a procuradoria jurídica, sala do contador, sala de reunião, gabinete da superintendência, assessoria de imprensa, arquivo, sala da tecnologia da informação, gerência de RH, sala de compras, sala de licitação, salas financeira/administração, copa e baterias de sanitários masculino/feminino e acessível.
Para Késsia Liliana, o nova sede do Procon Paraíba é um marco da sua gestão, que depois de 20 anos funcionando em um prédio alugado, o Procon terá a sua sede própria. “Funcionaremos tanto no novo prédio construído como também Casarão que está sendo restaurado. O mais importante é que continuaremos perto do povo, em um endereço bem localizado, perto do centro da cidade e de uma das principais avenidas de João Pessoa, a Epitácio Pessoa”, disse a superintendente do Procon PB.
Serão dois acessos, através da Avenida Pedro I, frente do Casarão, e a través da Avenida Almirante Barroso, acesso do novo prédio do Procon PB. Sobre o projeto para a instalação do futuro Museu Cidade, ainda segundo Késsia Liliana, o governo discutirá de que forma será implantado. “Vamos reunir todas as secretarias envolvidas no projeto e esta definição será divulgada pelo governador João Azevedo, após definição de estruturação”, disse.
O Casarão- a edificação possui características próprias das construções da década de 20, a exemplo da implantação no meio do lote, dando origem aos recuos com a valorização dos jardins e a preocupação com fatores como a ventilação e a iluminação. A casa tem elementos característicos do Art Nouveau. Restaurado, o casarão espeço terá: recepção, secretaria da ouvidoria, sala de exposição I, sala de exposição II, espaço de Educação para o consumo, sanitários acessíveis, plataformas de acessibilidade, pesquisa, Conselho Estadual de Defesa ao Consumidor. Será recuperado o piso em ladrilho e mosaico, piso e rodapé em madeira, telhado, gradil, forro, escadas, paredes internas e externas.
A visita técnica também foi acompanhada pelo diretor da Divisão de Construção e Conservação (DCC) da Suplan, Uelson de Souza, pela arquiteta Poliane Menezes e engenheiros da autarquia.