Notícias
Obra da Escola Técnica de Artes segue em andamento
Projeto de reforma passou por algumas alterações e terá nova data de entrega
A reforma e adequação do antigo prédio da Central de Polícia, onde funcionará a Escola Técnica de Artes da Paraíba, segue em andamento. Um trabalho minucioso está sendo executado na estrutura, que receberá a instalação de uma plataforma elevatória (espécie de elevador), para que a escola seja totalmente acessível. Durante as intervenções na edificação do prédio, que é tombado (construído em 1860), foi descoberto, por exemplo, que todo o reboco era de barro e o projeto de reforma precisou passar por algumas alterações. A equipe de engenheiros da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) trabalha para garantir a segurança da edificação e prevê uma nova data de entrega. Na obra, o Governo do Estado está investindo R$ 5.7 milhões e de acordo com a última medição, 66% da obra está concluída.
A diretora-superintendente da Suplan, Simone Guimarães, garante que a Escola estará em pleno funcionamento no início do próximo ano. “Estamos trabalhando ao lado da Secretaria de Estado da Educação (SEE), que será responsável pela metodologia de funcionamento da Escola Técnica de Artes. Nossa equipe está fazendo uma adequação do projeto, respeitando as regras de tombamento. Por se tratar de uma obra em um dos prédios mais antigos do Centro Histórico da nossa cidade, é comum o atraso de obras desse porte”, explicou a engenheira.
Dentre os principais serviços executados estão: demolições, alvenaria, estrutura, revestimento cerâmico e acústico, troca de pisos, substituição: coberta, esquadrias, instalação hidro sanitária e drenagem de águas pluviais, louças e metais, instalação elétricas, rede lógica, instalação de prevenção e combate a incêndio, subestação de 150 kva, e pintura.
A Escola Técnica de Artes terá três ambientes que serão contemplados, na parte térrea, com coordenação pedagógica; reprografia; secretaria, sala de reuniões. Administração geral; 06 salas de aula – ensino médio (com capacidade para 35 pessoas por sala); laboratórios de Ciências, Informática e Robótica, cozinha/refeitório para 120 pessoas, banheiros acessíveis e auditório para 85 pessoas, com caixa cênica (ciclorama, rotunda, pernas, passarela técnica, varas de cenário, contra peso, bando, cortinas e bandolina).
No 1° pavimento será: sala de aula teórica (dança/teatro); 02 salas de dança; deposito, figurino; (dança/teatro); sala de pilates e anatomia; sala de maquiagem/figurino; sala de aula teórica música; sala de aula prática música; banheiros acessíveis; espaço de aula de circo; salas técnicas áudio – visuais; salas técnicas mídias digitais e salas de aula teórica áudio – visual.
Já no 2° pavimento estarão organizados: o laboratório de Artes; sala de aula teórica de Artes; biblioteca; Instrumentoteca; laboratório Fotografia e banheiros acessíveis.