Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > SUPLAN > Notícias > Memorial Abelardo da Hora será concluído em 40 dias

Notícias

Memorial Abelardo da Hora será concluído em 40 dias

Comissão do memorial prevê inauguração para 31 de julho

Visita técnica foi realizada nesta quinta-feira (16), às obras de construção do Memorial Abelardo da Hora, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. A engenheira Simone Guimarães, ao lado dos arquitetos Jaime e Carol, vistoriaram a obra ao lado da primeira Dama Ana Lins e Nézia Gomes, presidente da Funesc. Em uma área de 580,00 m², o Governo do Estado da Paraíba está investindo R$ 734.829,29 no Memorial, que vai abrigar as obras doadas pela família do artista pernambucano, Abelardo da Hora.

Segundo a engenheira Simone Guimarães, as obras serão concluídas em 40 dias. "Eu e minha equipe estamos trabalhando para cumprir todos os prazos. Começamos as obras do Memorial em janeiro deste ano e até o final de junho, estaremos prontos para receber as peças do Memorial", disse a superintendente da Suplan. Ainda segundo Simone, o filho do artista Abelardo está elaborando um projeto de exposição das peças.

O Memorial terá uma entrada principal, 02 áreas de exposições - um espaço com uma fachada de vidro e a outra fachada de tela, garantindo ao público permeabilidade visual e uma ventilação natural. Já no espaço 02 será aplicada uma estrutura de 'steel frame', com placas cimentícias dispostas de forma que dê ao espaço uma sensação de movimento. Terá ainda uma sala de acervo e uma sala de conservação e restauração.

Uma comissão foi criada e segue trabalhando os detalhes da instalação do Memorial Abelardo da Hora na Paraíba, formada pela presidente da Funesc, Nézia Gomes; a vice, Raisa Agra; o gerente de artes visuais da Funesc, Edilson Parra; Lau Siqueira e Marjorie Gorgonio, gestor e gestora do Memorial. "A comissão está em contato direto com os familiares do artista e definimos juntos a data da inauguração: será no dia 31 de julho, dia que seria os 95 anos de nascimento de Abelardo da Hora", disse a presidente da Funesc, Nézia Gomes.

Abelardo da Hora- O artista pernambucano é reconhecido como um dos mais importantes artistas brasileiros e deixou um acervo com quase 300 peças, entre esculturas, telas e outras obras. Nasceu em 1924 na cidade de São Lourenço da Mata, em Pernambuco. Cursou Artes Decorativas no Colégio Industrial Professor Agamenon Magalhães. Ingressou na Faculdade de Direito de Olinda e frequentou o Curso Livre de Escultura da Escola de Belas Artes do Recife. Entre 1943 e 1945 foi contratado pelo industrial Ricardo Brennand, para trabalhar na Cerâmica São João, época em que realizou diversos trabalhos com motivos regionais.

Voltar para o topo