Notícias
Inauguração do Teatro Íracles Pires - ICA
O Governo do Estado inaugurou, na noite da última quinta-feira (8), a reforma e ampliação do Teatro Íracles Pires, o Ica, em Cajazeiras, fundado em 1985, o primeiro teatro da região. Ao lado da engenheira responsável pela obra, Simone Guimarães, diretora-superintendente da Suplan, o governador Ricardo Coutinho entregou o novo teatro, R$ 5 milhões de investimento, depois de transformar em um ambiente adequado às necessidades dos artistas e do público que irá prestigiar as apresentações culturais. O local teve a capacidade ampliada, passou de 176 para 240 lugares.

Na oportunidade, Ricardo afirmou que, após a reforma e ampliação, o Íracles Pires se tornou um dos melhores teatros da Paraíba e será um grande palco para a produção cultural paraibana. “Essa é uma obra de um Governo que tem uma identidade profunda com a cultura. Nos últimos anos, reconstruímos o Íracles Pires e o Teatro Paulo Pontes. Fizemos o maior teatro do Brasil que é o Pedra do Reino, também o Cine São José, reformamos o Espaço Cultural, enfim, são muitas ações importantes na área da cultura”, avaliou. “O Íracles Pires vai dar vida nova ao cenário cultural de Cajazeiras”, acrescentou o governador.
O local passou por serviços preliminares, movimento de terra, demolição, coberta, revestimento, esquadrias, climatização, instalação elétrica, sonorização, cenotecnia, pintura, entre outros. Também foi criado um painel inspirado no cubismo, corrente que se caracteriza pelas formas geométricas e a incorporação de cores vivas.
Foram construídos novos camarins, local para plateia VIP, rampa de acessibilidade, bilheteria, diretoria, sala de técnica, baterias de banheiros, refeitório, cozinha, almoxarifado, depósito, banco em concreto armado, salão de dança, um reservatório elevado e outros ambientes. “Tivemos muito zelo com a reforma deste espaço, ficou bonito, com uma acústica adequada e equipamentos de qualidade para a população de Cajazeiras usufruir deste teatro”, lembrou a superintendente de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães.