Notícias
Governo do Estado vai construir 58 ginásios na 1° etapa do Bom de Bola
DEP conclui projetos e Suplan encaminha demanda para CPL
Governo conclui projetos arquitetônicos e orçamentos dos ginásios do Programa Bom de Bola, que serão construídos nas escolas públicas da Paraíba. Nesta primeira etapa, 58 unidades escolares serão contempladas e as obras serão tocadas pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan). O Departamento de Projetos da Suplan (DEP) encaminhou a lista das escolas organizadas em lotes, para a Comissão Permanente de Licitação (CPL), que deve publicar os primeiros editais neste mês de julho.
Os orçamentos foram concluídos e as obras organizadas por cidades e regiões. Serão 26 editais publicados, alguns isolados, como, por exemplo, o ginásio da Escola Cidadã Integral João Lelys, em Livramento, orçado no valor de R$903.164,77. Alguns editais vão contemplar até 3 obras, a exemplo de um dos editais de Campina Grande, que contempla as escolas E.E.E.F. Veneziano Vital do Rego, E.E.E.F. Antônio Oliveira e E.E.E.F. Senador Argemiro de Figueiredo, orçado em R$ 2,7 milhões.
O levantamento das obras envolveu o trabalho de mais de 30 profissionais, entre engenheiros, arquitetos e técnicos. De acordo com Fabiana Gambarra, gestora de Arquitetura, o trabalho foi iniciado pelo setor. “38x27 é o espaço ideal para fazer acontecer a construção dos ginásios. A nossa equipe trabalhou no desenvolvendo o programa de necessidades e fez os levantamentos de dados, junto aos gestores das regionais da Suplan, confirmando os espaçamentos necessários de cada terreno, casando o trabalho da Arquitetura com a Engenharia”, disse.
O Departamento de Projetos (DEP) desenvolveu análise de viabilidade, desenvolvimentos dos projetos, levantamentos e orçamentos, um trabalho concluído em pouco mais de 60 dias (Durante período do Orçamento Democrático 2019). “Ter uma equipe comprometida com o trabalho, focada em atender as necessidades de cada setor, otimizou bastante a conclusão dessa demanda. Temos projetos de reformas, ampliações e construções em todo o estado, e trabalhamos para alcançar a qualidade dos projetos que desenvolvemos na Suplan”, destacou Jéssica cunha, chefe do DEP.
Escolas sem Área – as unidades escolares que não têm o equipamento e não dispõem do terreno livre para a construção dos ginásios, de acordo com a engenheira Jéssica Cunha, um estudo está sendo feito para contemplar essas unidades. “Estamos elaborando um projeto com a supervisão da engenheira Simone Guimarães para contemplar as escolas com terrenos menores. Os ginásios serão cobertos, e mesmo sem os espaçamentos necessários para a construção de um equipamento padrão, o objetivo é aproveitar os espaços existentes da melhor maneira possível”, destacou a engenheira.
Programa Bom de Bola - o governador João Azevêdo anunciou o programa Bom de Bola no início deste ano, prevendo a implantação inicial de 90 ginásios em unidades de ensino da rede estadual. A Suplan segue o trabalho ao lado da Secretaria de Estado da Educação, na execução dos 56 ginásios que serão construídos na 1° etapa. A equipe de engenheiros e engenheiras da autarquia de obras do estado, agora trabalha os projetos da segunda etapa, que já estuda a implantação de mais 8 ginásios.
Projetos em destaque - estão em andamento os projetos dos Centros de Monitoramento da Paraíba, que serão construídos em João Pessoa, Patos e Campina Grande; o Centro de Convenções de Campina Grande, dentre outras obras de construções, reformas e ampliações de estruturas da escolas estaduais.