Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > SUPLAN > Notícias > Governo do Estado analisa projeto do Aeródromo de Patos em BIM

Notícias

Governo do Estado analisa projeto do Aeródromo de Patos em BIM

Obra será construída pela Suplan e DER

O Governo do Estado através da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento da Paraíba (Suplan) realizou a análise do projeto do aeródromo da cidade de Patos, que foi totalmente elaborado em tecnologia BIM, método que integra todas as fases da construção civil. O projeto já está sendo construído virtualmente, em 3D, fácil de assimilar. A obra do aeródromo está orçada em R$ 35 milhões e terá a contrapartida de R$ 10 milhões do Governo do Estado.

O Programa de Investimentos na Aviação Regional é um dos programas pilotos do Governo Federal. O anteprojeto do aeródromo foi estruturado adotando-se os princípios BIM e o Governo do Estado estava preparado analisar o projeto, sem surpresas, conforme afirma Rodrigues Lopes, gerente BIM da Suplan.

“O estado está capacitado para receber o projeto em BIM e estamos trabalhando na revisão prévia do projeto, caminhando para a precisão dos orçamentos, junto aos setores de Arquitetura e Divisão de Estudos e Projetos (DEP)”, disse o engenheiro.

Apresentação do projeto estadual - o governador João Azevêdo apresentou o projeto para a construção do aeroporto no Sertão da Paraíba, em Patos, neste mês de setembro, ao secretário nacional da Aviação Civil, Roney Saggioro Glanzmain, em Brasília. A construção está estimada em 35,9 milhões de Reais, com previsão de ordem de início do serviço para o primeiro semestre de 2020. O aeródromo será construído pela Suplan em parceria com o DER.

Segundo Simone Guimarães, diretora-superintendente da Suplan, o Estado da Paraíba é o primeiro do Nordeste a criar uma gerência BIM. “A implementação da Plataforma tem possibilitado o Governo do Estado a trabalhar projetos federais, a exemplo do aeródromo de Patos. o uso da Plataforma BIM é uma das mais fortes tendências da Construção civil e Começar essa obra em BIM, representa o desenvolvimento do estado e a otimização do nosso sistema produtivo”, destacou a engenheira.

Exigência nacional - A plataforma BIM (Building Information Modeling) será obrigatória em todo território brasileiro a partir de 2021, conforme vigor do decreto 9983 do Governo Federal, de 22 de agosto de 2019. A tecnologia tornou-se parte de uma estratégia nacional que visa incentivar o uso dessa plataforma em âmbito nacional. A modelagem 3D será exigida para a elaboração de projetos de arquitetura e de engenharia.

 A implementação da Plataforma BIM na Suplan colocou a Paraíba na lista de estados modelos de implantação do BIM no Brasil, ao lado de Santa Catarina e Paraná. 

Voltar para o topo