Notícias
Governador visita obras em João Pessoa que estão sendo executadas pela Suplan
Nesta sexta-feira (19), o governador Ricardo Coutinho realizou visita técnica às obras executadas pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), em João Pessoa. Acompanhado de alguns líderes das secretarias direta e indireta do Governo, e, objetivando inspecionar algumas das principais obras na capital, Ricardo iniciou o roteiro na Escola Técnica de Mangabeira, dando continuidade no Viaduto Eduardo Campos (Geisel) e Central de Polícia Civil. A diretora-superintendente da Suplan, Simone Guimarães, acompanhou os visitantes, apresentou detalhes das obras e explicou os processos de desenvolvimento dos projetos.
O governador fala da importância dessas obras nas áreas de educação, mobilidade urbana e segurança. “Avançamos bastante. Se você olhar para a cidade de João Pessoa, você vai ver que as grandes obras estruturantes é o Governo do Estado que está fazendo. Fico muito feliz porque essas obras têm um porte à altura da capital do Estado”, destacou Ricardo.
A visita às obras da Escola Técnica de João Pessoa, situada no bairro Mangabeira, na Avenida Hilton Souto Maior Filho, aconteceu às 10 da manhã. O governador Ricardo Coutinho circulou pelas dependências da escola, acompanhado da Superintendente da Suplan, Simone Guimarães, que apresentou todos os detalhes da execução do projeto, além de atualizar o governador sobre o prazo de entrega da obra - prevista para ser inaugurada em agosto deste ano. “As obras estão adiantadas e estamos concluindo os últimos detalhes. Essa obra da Escola Profissionalizante de Mangabeira será entregue bem antes do aniversário de João Pessoa”, afirmou a superintendente da Suplan.
As escolas técnicas seguem um padrão estrutural composta por 12 salas de aula, auditório com capacidade para 200 pessoas, laboratórios de Língua, Informática, Física, Química, Biologia e Matemática, além dos laboratórios específicos para os cursos profissionalizantes. A escola ainda conta com biblioteca, sala multimídia para professores, refeitório, cantina, cozinha industrial completa, sala para o grêmio estudantil, oficina de manutenção, anfiteatro, ginásio poliesportivo completo e centro de vivência.
O Viaduto Eduardo Campos, localizado na interseção da BR–230 com a Avenida Valdemar Galdino Naziazeno, recebeu o governador em torno das 11h. Ricardo andou pelo local e conversou com os engenheiros sobre o andamento da obra do viatudo do Geisel. O Governo do Estado em parceria com o Governo Federal está investimento mais de R$ 38 milhões na construção do Viaduto. O mais novo Complexo Viário da Paraíba objetiva melhorar o problema do trânsito naquela localidade, fazendo fluir o tráfego de veículos no trecho na BR-230 que liga o bairro do Cristo ao Ernesto Geisel.
Segundo Simone Guimarães, toda a fundação da obra está concluída, assim como as ferragens dos pilares. “Fixamos 28 estacas. O preenchimento em concreto dos pilares está em fase de conclusão. Estamos com 20% da obra está adiantada, o que implica em 1/5 da conclusão. A terraplanagem e a imprimação asfáltica em um dos trechos do acesso da alça do viaduto, que faz ligação até o bairro do Cristo, está concluída. A duplicação da Avenida Valdemar Niziazeno, com 16 metros de faixa do rolamento, está sendo ampliada até o girador para o novo terminal da Bus Rapid Transit (BRT). ” comentou a Superintendente da Suplan.
Sobre as mudanças do trânsito, a Suplan está se reunindo e realizando estudos junto à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SEMOB) e Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (DETRAN-PB), para definirem as mudanças no trânsito acerca da obra do Viaduto. “Nós próximos 40 dias essas mudanças no trânsito já estarão definidas pelos órgãos responsáveis. Essas alterações viárias são necessárias para darmos continuidade e agilidade na execução do projeto”, ressaltou Simone.
Aproximadamente às 11h30 da manhã, o governador chegou das dependências da Central de Polícia Civil, situada na entrada do bairro do Geisel, sentido BR. A nova Central de Polícia conta com seis blocos e 26 celas com capacidade para 46 presos provisórios. Nela funcionarão todas as delegacias distritais e especializadas de João Pessoa (com exceção da Delegacia da Mulher), além da Gerência Metropolitana de Polícia Civil. Também será instalado um núcleo de pessoas desaparecidas.
Ao ser perguntado sobre a inauguração, o governador fala que a obra está bem perto de ser concluída e fomenta a importância de prosseguir com a ativação do Centro de Polícia Civil com segurança. “Todos os móveis estão aqui, sendo montados. A carceragem está terminando e estamos fazendo uma passarela entre o último e o antepenúltimo bloco. Estamos colocando mais 12 postes e exatamente no mês de julho, a obra será concluída. Essa mudança precisa ser feita com muito cuidado e segurança. Na delegacia tem documentação e coisas apreendidas. Precisamos seguir em um ritmo que possa não atrapalhar os serviços”, explicou Ricardo.
O governador fala dos investimentos e da prioridade do governo que vem objetivando não só manter, mas acelerar nas melhorias. “No Nordeste você não tem nenhum estado que segue se sustentando como a Paraíba. Se você observar bem o índice de investimentos que o estado vem mantendo nesse primeiro semestre, constará que é um dos maiores do Brasil. Estamos trabalhando não só para manter o equilíbrio, mas para acelerar. Esse é o momento que precisamos dialogar de forma cada vez mais forte com a força produtiva. Modesta parte, o estado está sendo bem governado“, completou o governador Ricardo Coutinho, destacando a ação positiva dos auxiliares de governo.