padrao
Escola de Bom Sucesso ganha sede própria depois de 39 anos e alunos desenvolvem projetos sustentáveis
O governador Ricardo Coutinho inaugurou nova Escola Estadual de Ensino Médio Padre Aristides, na tarde da última quarta-feira (2), em Bom Sucesso. Na escola foram aplicados recursos do Tesouro Estadual, na ordem de R$ 1.016.921,92. A obra foi executada pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), que segue impactando os paraibanos com as inovações e modernizações das obras. Estiveram presentes os conselheiros do Orçamento Democrático Estadual (ODE), Israel Alves e Ubiratan Cortez; Superintendente da Suplan, Simone Guimarães; lideranças políticas; alunos e pais de alunos.
Ricardo Coutinho conheceu as instalações da escola que tem três blocos e contém seis salas de aula, laboratório de Informática, sala de leitura, diretoria, secretaria, sala de professores, arquivo, almoxarifado, cozinha, área de serviço e pátio, além de banheiros masculino e feminino, ambos adaptados para Portadores de Necessidades Especiais (PNE). No corredor principal da escola, Ricardo Coutinho e a Superintendente da Suplan, Simone Guimarães, descerraram a placa da obra e foram aplaudidos pelos estudantes presentes, professores e alguns moradores do município.
“É o dinheiro do povo voltando para o povo”, disse o governador, que na ocasião, parabenizou a diretora Isabel Cristina pelo cuidado e zelo para com a Escola de Bom Sucesso. “Quero parabenizar a talentosa diretora desta escola. Eu fui prefeito e olho os detalhes. Se tem algo que me deixa com raiva, é entrar em uma escola e me deparar com luz queimada, interruptores quebrados e outros descasos. Certas coisas não são por falta de dinheiro, mas sim falta de vontade. É preciso ter um cuidado com as coisas. Nós estamos aqui entregando uma escola para dá orgulho aos estudantes e à família dos estudantes, para que as pessoas avancem em conhecimento”, ressaltou.
A aluna do primeiro ano, Ana Marcela, agradeceu ao governador, representando todos os estudantes da Escola Padre Aristides. “Nós, alunos e alunas, somos a razão de tudo que está acontecendo no dia de hoje. Olhem para tudo isso... Essa escola é nossa. Tomemos posse dela, zelemos por ela e nos empenhemos para buscarmos os melhores resultados, pois somos muito especiais. Temos o privilégio de estudar em uma das escolas mais novas e mais bonita da Paraíba. Esse grande investimento que Bom Sucesso recebe hoje é fruto do trabalho e da dedicação de todos. Essa é a nossa nova escola, um ambiente educativo e digno do compromisso que todos nós temos com a Educação”, disse em discurso.
Atualmente a escola possui 404 alunos matriculados. Com a conclusão da reforma, a nova unidade escolar de Bom Sucesso passa a ter capacidade para receber 720 alunos matriculados no Ensino Médio regular, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no ProJovem urbano. “Nossa escola foi fundada em 1976 e antes funcionava em um espaço cedido pela Prefeitura. Hoje estamos realizando um sonho. O sonho que alimentávamos de ter a nossa sede”, explicou a diretora da Escola Estadual Padre Aristides, Isabel Cristina.
Quem esteve presente na inauguração da mais nova unidade escolar da Paraíba, em Bom Sucesso, se deparou com uma bela intervenção sustentável na parte interna da escola. O governador ficou impressionado com o Projeto Escola Verde. “Quando entrei aqui, olhei o jardim na parede, feito com materiais recicláveis, uma iniciativa dos próprios estudantes. Observei também a arborização da escola e todo o cuidado com a irrigação e aproveitamento da água. Que coisa bacana”, disse o governador parabenizando a iniciativa dos estudantes.
Ivani Nayara é aluna do 2º ano e faz parte do projeto que vem fomentando a importância de trabalhar a Sustentabilidade na escola. “O nosso projeto sustentável tem o objetivo de aproveitar materiais que seriam jogados fora. Para realizar nossa coleta inicial, fizemos gincanas e conseguimos garrafas, pneus e outros materiais, o que possibilitou o andamento do projeto”, disse. A estudante ainda explicou de que forma a população de Bom Sucesso vem abraçando o projeto. “Nós fizemos uma caminhada pelo município explicando à população a nossa boa intenção com o projeto. As pessoas nos ajudam com doações de mudas e coisas que elas não usam mais”.
Escola Colorida - o Projeto Cores Que Dão Vida vem mudando àquela imagem tradicional das escolas estaduais na Paraíba. A iniciativa partiu da diretora-superintendente da Suplan, a engenheira Simone Guimarães, ela que vem escolhendo à dedo cores vivas que, de maneira positiva, vem chamando à atenção de todos que conhecem o seu trabalho. “Estamos colorindo a parte interna das escolas, aproveitando os espaços e trabalhando com cores lúdicas. A escola, segunda casa dos estudantes, deve ser um lugar agradável aos olhos dos alunos. O nosso objetivo é fazer com que os estudantes se sintam bem e vamos transformar cada vez mais as nossas escolas. Ainda este ano, mais de 20 escolas ganharão novas cores em suas unidades de ensino”, disse Simone