Notícias
Ação Canteiro de Obras Sem Zika mobiliza gestores do estado no combate
Suplan e SES deixam canteiros de obras livres dos mosquitos transmissores da dengue
Com o objetivo de mobilizar gestores públicos, profissionais da área de construção civil e sociedade civil no combate ao Aedes Aegypti, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), realizou na última segunda-feira (22) visitas à alguns canteiros de obras do estado. A ação contará com as presenças da secretária de estado da Saúde, Roberta Abath, além de técnicos da SES, e da diretora-superintendente da Suplan, a engenheira Simone Guimarães.
As visitas foram iniciadas no canteiro de obras do Hospital Metropolitano de Santa Rita, localizado na Grande João Pessoa. Nesta primeira obra, a engenheira Simone Guimarães seguiu na linha de frente guiando a equipe que vistoriou todo o hospital. Logo após, o grupo seguiu para o Viaduto Eduardo Campos, entre os bairros do Cristo e Geisel, em João Pessoa, e em seguida para o Centro Formador de Educadores, localizado em Mangabeira, também na capital. Essas duas última visitas nas obras foram acompanhadas pelo diretor-técnico da Suplan, Luiz Rabello, engenheiros do estado, secretária de estado da Saúde, Roberta Abath e técnico do estado. A vice-Governadora Lígia e a engenheira Simone Guimarães seguiram para cumprir agenda do governo em Campina Grande.
Para a diretora-superintendente a Suplan, a engenheira Simone Guimarães, a ação foi positiva. Os canteiros das obras estão limpos, fizemos a vistoria e cuidamos do espaço. Vale destacar o compromisso de toda a sociedade nessa luta contra a dengue. É nossa a tarefa de manter a nossa Paraíba longe do mosquito transmissor do Zika Vírus. É um trabalho coletivo, tanto nos espaços públicos, como também nas nossas casas. Sobre o trabalho de hoje, é importante conscientizar cada trabalhador que está presente diariamente nas obras, para que eles redobrem a atenção nesse aspecto e fortaleça a nossa luta contra a proliferação dos mosquitos”, destacou.
Cada metro quadrado da obra foi observado pelos agentes de saúde do Estado. O agente Paulo César falou um pouco do trabalho realizado nesta manhã. “Fizemos um trabalho de controle com Larvicida para evitar o surgimento a larva do mosquito. Esse remédio causa a deformação da larva. Todos os compartimentos ou locais com acúmulo de água, mesmo sem detectarmos nenhum foco do mosquito, ainda assim colocamos o produto e deixamos o lugar seguro,” explicou o agente de saúde.A gerente executiva de Vigilância em Saúde, Renata Nóbrega, explicou que é extremamente importante a presença do governo na visita às obras. “O objetivo é apoiar a área da construção civil nas ações de educação em saúde e eliminação de focos do Aedes. Será um exemplo para que a área de construção civil possa inserir na rotina de trabalho o combate ao mosquito”, defendeu.
Casos – De 1 a 25 de janeiro de 2016 (4ª semana epidemiológica de início de sintomas), foram notificados 1.256 casos prováveis de dengue, destes 371 confirmados, os demais seguem em investigação. A Paraíba é o estado com o maior número de imóveis visitados dentro das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, desenvolvidas por meio de parceria da SES, com o Exército Brasileiro, o Corpo de Bombeiros e as Prefeituras. Até a esta quinta-feira (18), 1.057.542 imóveis foram visitados, o que equivale a 89,78% da meta geral, que é alcançar 1.177.843.
APP Importante: O aplicativo “Aedes na Mira” foi lançado oficialmente pelo Governo do Estado da Paraíba em 16 de dezembro com o objetivo de agilizar o combate ao mosquito Aedes Aegypti (transmissor da dengue, zika, chikungunya). O aplicativo é uma importante ferramenta criada, dentro das ações do Governo do Estado, para combater o Aedes. Toda denúncia que chega à Sala de Situação, por meio do “Aedes na Mira”, é encaminhada para os municípios de onde partiu a demanda para que o problema seja solucionado.
Para conhecer melhor esse aplicativo, acesse o site da Secretaria de Estado da Saúde e saiba mais.