Notícias
Consumo consciente de água é essencial nesta quarentena
Em tempos de isolamento social, muitos estados já têm apresentado um aumento significativo no consumo de água nos lares dos brasileiros. Isso ocorre porque os moradores têm passado muito mais tempo em casa, o que traz impactos diretos no consumo de bens como água e energia.
A coordenadora de educação ambiental da Sudema, Taciana Wanderley Cirilo, alerta para a necessidade de se fazer um uso consciente da água.
“São dicas simples, mas que se tornam ainda mais importantes neste momento em que todos devem estar em casa. Primeiramente, é essencial ter atenção às torneiras, para não deixarmos a água jorrando quando não estiver sendo usada. De igual modo, é preciso tomar banhos rápidos, sempre fechando o chuveiro não hora de se ensaboar”, comentou.
Quanto a vazamentos, fique atento. Eles podem ser identificados através de uma torneira pingando ou até de uma parede molhada. Além de desperdiçar água, eles podem trazer graves problemas de infiltração ao imóvel. Já se você quiser aproveitar a quarentena para lavar o carro, por exemplo, uma boa dica é o uso de baldes e flanelas, evitando a água corrente, que gera mais desperdício.
O cuidado deve estar presente até no momento de beber água. “Mesmo dentro de casa, uma boa dica é o uso de garrafinhas para evitar o desperdício”, finalizou Taciana.